Otimizar processos e crescimento saudável

O gerenciamento de processos de negócio - Business Process Management, BPM - facilita e agiliza os processos internos da empresa e, quando combinado à tecnologia, proporciona melhorias de gestão, controle dos processos, relatórios customizados e, consequentemente, possibilita o crescimento do negócio com qualidade. Dentre os benefícios citados pelas empresas que adotaram a metodologia de BPM estão: eficiência nos processos internos, controle dos recursos da empresa, e redução de custos.

Uma empresa que não tem conhecimento de seus processos, não segue padrões definidos e não tem o conhecimento concentrado em profissionais de cada área, fatalmente terá grandes dificuldades para implementar alguma melhoria e obter crescimento saudável. Isso, porque será refém de seus processos não esclarecidos. Nesse cenário, o BPM vem para estruturar e sistematizar processos organizacionais, promovendo padrões e agilidade.

Especificamente em Segurança da Informação, um processo que traz grande benefício é o Workflow de Aprovação - método que apoia os processos de negócio e é, basicamente, composto por formulários de solicitação que são submetidos à aprovação das áreas envolvidas. Este processo visa substituir o modo como as solicitações eram feitas anteriormente (via telefone, e-mail...), por solicitações via sistema, ou seja, por meio de formulários de solicitação a de aprovação, integrados aos sistemas de Gerenciamento de Identidades.

Tais sistemas seguem regras de acesso pré-definidas para perfis de usuário em relação a cada informação disponível. Assim, é possível gerar a automatização de todo o processo no sistema, fazendo com que o Workflow de Aprovação siga parâmetros e permita o rastreamento das ações. Ainda, promove objetividade em situações de auditoria e previne contra falhas de segurança ocasionadas por acesso indevido.

Esta mudança específica na área de segurança da informação traz alterações drásticas e muito benéficas na forma como a área se reporta e apresenta insumos à área de negócio da companhia e tomadores de decisão. Se replicarmos essa forma estratégica de estruturar processos a todas as áreas da empresa, teremos uma operação sincronizada e otimizada.

De forma geral, o BPM é uma prática que deve ser utilizada por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Assim como os Workflows de Aprovação tornam-se ferramenta fundamental em segurança da informação, outros processos e ferramentas de BPM são necessários e colaboram com outras áreas da empresa. Para garantir o crescimento saudável, as empresas precisam investir no “profissionalismo de suas áreas”.

Por Arthur Cara, especialista de desenvolvimento na SEC4YOU, empresa brasileira com foco em segurança da informação.



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