Otimize processos com gerenciamento de acessos

O ingresso de novos colaboradores é sempre uma boa notícia, afinal são mais pessoas vestindo a camisa da empresa e ajudando em seu crescimento. Porém, a inclusão e gestão dos acessos desses novos colaboradores nos diversos sistemas de operação das empresas pode se tornar um trabalho moroso ou, em alguns casos, algo impossível.

Geralmente, as organizações possuem muitos sistemas, processos e circulação de dados que precisam ser disponibilizados aos colaboradores. Quando o processo é manual, ocorre a criação de login e senha para cada usuário em cada um dos servidores. Vamos imaginar o ingresso de cinco mil novos colaboradores em um call center. Quanto tempo e qual o risco de falhas esse processo pode trazer para a organização!? Além do ingresso desses novos colaborados outro desafio é como denominar privilégios – usuários com acesso a informações sigilosas da empresa - de forma eficaz?

É possível resolver tais questões por meio do gerenciamento de identidades (IDM – Identity Management), que administra de maneira segura todo o ciclo de vida do usuário na empresa. Como? Assim que o colaborador é inserido no sistema de RH, o IDM prove automaticamente a criação de usuários em todos os sistemas da empresa de acordo com o cargo que irá executar e, com um clique no mesmo sistema de RH o IDM pode inativar o acesso daquele usuário em todos os sistemas por um determinado período (férias, licença, etc). Essa automação agiliza o tempo do processo de criação e a segurança e controle sobre as contas de acesso existentes no ambiente corporativo.

Adicionalmente, mesmo que o acesso seja realizado por meio de uma conta genérica administrativa, o cofre de senhas garante e vincula que o acesso no horário e no servidor específico era de determinada pessoa da equipe com sua devida autorização e muitas vezes, dependendo da política aplicada, o usuário nem precisa ter a posse da senha, utilizando funcionalidades de acesso automático nas aplicações. Esse processo de rastreabilidade facilita o processo de auditoria, uma vez que cada etapa do acesso é devidamente registrada.

Em resumo, a implementação de sucesso da tecnologia IDM depende do planejamento prévio da definição das funções, acessos e workflows da companhia, ou seja, da governança corporativa. E, os benefícios apresentados (segurança nos processos, autonomia na área de RH, agilidade e rastreabilidade) serão consequência.

 

Por Arthur Cara, especialista de desenvolvimento na SEC4YOU, empresa brasileira com foco em segurança da informação.

Custom Topo