API’s são o caminho para a Transformação Digital

A Transformação Digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance digital e garantir resultados melhores. Atualmente, adotar essa mudança é indiscutível, pois cada vez mais as pessoas utilizam meios tecnológicos afim de facilitar o dia a dia. Para alcançar a Transformação Digital, as empresas possuem o desafio de oferecer uma experiência memorável ao usuário por meio de aplicativos.

 

Para aprimorar a qualidade das plataformas digitais e oferecer uma melhor experiência ao usuário, as empresas estão adotando APIs, Application Programming Interface, que são uma forma de integrar sistemas, beneficiando empresas e usuários. Podemos definir APIs como a interação entre o banco de dados, backends, sistemas conectados e a interface, possibilitando a comunicação de aplicativos de forma simplificada. Além disso, reduz erros, oferece serviços e produtos personalizados para o usuário final, proporcionam redução no volume de dados, monetizam proporcionando maneiras de mensurar o valor da informação e aplica-lo aos acessos a fim de reduzir erros e oferecem serviços e produtos personalizados para o usuário final.

 

Um exemplo da adoção das APIs é a IceMobile, empresa que fornece aplicativos para o ramo de varejo. A IceMobile precisava agilizar a integração entre a sua plataforma e os sistemas de apoio aos varejistas. As APIs simplificaram as conexões com os varejistas do mundo todo e proporcionaram que o aplicativo estivesse de acordo com os padrões de segurança. Dessa forma, a empresa reduziu o tempo de implementação de quatorze para oito semanas e minimizou erros gerados pelos sistemas de TI dos varejistas, tornando o departamento mais eficaz. Uma explosão de benefícios para as empresas e uma excelente experiência digital aos usuários. 

 

Ainda não se impressionou com as APIs? A L’Oréal, considerada uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, buscava modernizar e padronizar sua plataforma de comércio eletrônico e adquirir a capacidade de oferecer suporte e combinações a qualquer canal digital, de varejo e de parceiros por meio de um conjunto de APIs. Ao adotar uma API a empresa conquistou gerenciamento de fonte única de dados transacionais, estratégia para lidar com o grande número de endpoints e forneceram experiência digital completa ao usuário. Além de ter um aumento no número de conexões de aplicativos sem precisar expandir as equipes internas de desenvolvimento.  

 

No ramo corporativo, as empresas entendem que precisam atualizar a sua arquitetura de aplicativos para seguirem competitivas. De acordo com os exemplos citados, percebe-se que estratégias de APIs bem elaboradas ocasionam em uma transformação digital elevada. Ao adotar APIs, as empresas trilham seus negócios pautados na transformação digital.

 

A transformação digital já começou e você já se perguntou, como as APIs podem contribuir para o sucesso do seu negócio?

 

Por André Monteiro, gerente de pré-vendas na SEC4YOU, empresa brasileira com foco em segurança da informação.