Saiba como impulsionar seu negócio com APIs

Um dos setores do mercado que mais precisa se adaptar ao comportamento do consumidor é o Varejo. De acordo com a pesquisa Global Consumer Executive Top of Mind 2018¹, para os consumidores, a experiência de compra e as opções de entrega estão se tornando mais importantes do que o preço do produto ou serviço. Além disso, até 2020 cerca de 19% das vendas do varejo será realizada por meio de canais digitais. Por isso, a estratégia das empresas de varejo para ampliar o alcance digital e a experiência de compra de seus consumidores está nas APIs – “Application Programming Interface”, que permite a interação de dados, processos, conteúdos e serviços. Com este cenário, estabelece-se também a corrida dos varejos para se adaptarem a esse novo padrão de mercado.

Apesar de o Brasil se encontrar em um nível avançado de maturidade digital, apresentando um índice de 7,4%, segundo a pesquisa. Os varejistas terão de enfrentar alguns desafios nos próximos anos, como a demanda por maior eficiência, rapidez e transparência, que serão as principais tendências para essa área até 2020.

Indo ao encontro desta demanda, as APIs permitem elevar o nível de maturidade digital atual, pois, além de promoverem a comunicação entre os sistemas de pagamentos das plataformas de compra, permitem o rastreamento das entregas, fornecem uma melhor eficiência dos processos internos das empresas de varejo, pois torna funções que antes eram demoradas, como a organização do estoque, em uma atividade eficaz, e a comunicação com os fornecedores e revendedores tornam-se mais rápidas, possibilitando processos mais eficazes.

As empresas devem estar cientes de que as APIs podem atuar de maneira eficiente na transição de informações, impactando diretamente nos negócios. Atualizar-se significa ser notado no mercado e tornar-se ainda mais competitivo. Aqueles que não se renovarem podem sofrer um colapso nos negócios e até mesmo, perderem o posicionamento da marca, a final em um futuro próximo cerca de 19% das vendas serão realizadas por canais digitais, afirma a pesquisa. O varejo terá uma nova aparência e possibilitará ao consumidor rapidez e simplicidade na hora da compra.

Portanto, APIs são a chave para empresas que estão em constante mudanças, precisam se adaptar ao mundo digital e a demanda por rapidez em processos internos e externos. Repense o seu negócio atual e entregue melhor experiência digital ao cliente, parceiro ou fornecedor com APIs.

¹ https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/br/pdf/2018/06/br-tom-2018-brasil-v2.pdf

Por Fernando Oliveira, CEO na SEC4YOU, empresa brasileira com foco em segurança da informação.

https://pt-br.facebook.com/SECFORYOU/

https://pt.linkedin.com/company/sec4you-consulting