CERTIFICAÇÃO DE ACESSOS

Ao ingressar em uma empresa o funcionário passa a ter acesso a diversas ferramentas e sistemas condizentes com sua função. De tempos em tempos Órgãos Certificadores, como SISBACEN, SOX e PCI, além das melhores práticas de segurança, exigem a validação desses acessos por seus gestores ou owners da informação, por motivo de compliance e segurança.
 
Até pouco tempo, esse trabalho de verificação era moroso e custoso, pois periodicamente era necessário avaliar os direitos de acesso, por meio de planilhas e e-mails, de cada funcionário em cada sistema e arquivo da empresa. Essa forma, além de ser propenso à erros, é desestimulante para o gestor realizar, além de geralmente não corresponder a realidade na hora da análise, já que esse processo tende a demorar meses e as necessidades de acesso são dinâmicas. 
 
A solução de Governança de acessos, atualmente, tem feito parte de forma integrada das soluções de Gestão de Identidades e é parte crucial para um bom modelo de gestão. Além de rastrear e validar os perfis dos usuários, elas proporcionam agilidade ao processo, uma vez que ela entrega uma interface amigável e intuitiva ao participante da campanha e geram relatórios em tempo real apresentando por exemplo, a data da última verificação de acessos, andamento da campanha, quem ainda não começou, envia notificações, visualiza histórico e etc. 
 
Em resumo, o benefício dessa disciplina está diretamente relacionado ao compliance e segurança para evitar o acúmulo de privilégios, a promover a segurança de dados e agilidade no processo de auditoria.

Custom Topo